sábado, 17 de maio de 2008

Crianças Ministram ao Senhor?

Muitas pessoas têm dificuldade em entender e aceitar que uma criança esteja na frente ministrando na reunião. A primeira pergunta que se deve fazer é: O que significa ministrar a Deus? Se for ensinar a Deus, certamente, uma criança não está apta para ensinar. Entretanto, quando os irmãos estão ministrando na frente, eles também não estão ensinando nada para Deus, mas estão rendendo adoração e se prostrando ao Senhor com danças, cânticos, gestos e louvores. É certo que quando alguém está na frente ministrando, ele libera um ensino e lidera a congregação no louvor e adoração. Muitas pessoas podem pensar: crianças não podem liderar nem ensinar adoração. Se você for para a Bíblia, vai perceber que Jesus reconheceu que as crianças conseguem louvar ao Senhor perfeitamente.
A segunda pergunta que devemos fazer é: se a criança libera ao Senhor perfeito louvor, porque ela não pode estar na frente? Será que ela não estaria liberando algo relacionado ao ensino para a congregação, já que elas louvam ao Senhor com perfeição?
A terceira pergunta é: Elas não têm conhecimento de dança, de música, então como elas vão ministrar? Davi estava louvando ao Senhor com danças, a sua esposa criticou sua atitude. Talvez Davi não estivesse fazendo uma bela coreografia, nem executando uma dança perfeita, mas ele conseguiu tocar o coração do Senhor, por isso Deus não se agradou do que Mical falou e ela tornou-se uma mulher estéril.
Uma das palavras no Antigo testamento significando adoração, tem o sentido de fazer "reverência", "inclinar-se" (Dn 2.46 - 3.5) - a outra usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor (Gn 24.26, 48) - e também a respeito do "príncipe do exército do Senhor" (Js 6.14).
No Novo testamento a palavra mais freqüentemente empregada significava, na sua origem, beijar a mão de alguém, fazendo-se uma inclinação respeitosa. É usada com as seguintes significações: adoração a Deus (Mt 4.10) - reverência para com Jesus Cristo (Mc 5.6).
Mas no Novo testamento, o próprio Jesus trouxe um ensino a esse respeito quando conversava com a mulher samaritana. Em João 4 mostra que a mulher queria saber onde era correto adorar a Deus e a resposta de Jesus foi: (vers.23-24) "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."
Temos visto uma preocupação em permitir ou não que crianças ministrem ao Senhor usando aquilo que o Senhor tem dado a elas. A Bíblia nos diz que o Reino de Deus pertence às crianças, Deus tem livre acesso a elas e ministra em seus corações derramando dons e talentos.
As crianças são do Senhor e se elas levantam a mão num culto, não é para mostrar para alguém que ela é santa, mas porque em seu coração ela teve esse desejo. Se prestarmos mais atenção nas crianças, perceberemos crianças de colo levantando as mãos em adoração. Algumas pessoas poderão dizer que estão apenas imitando sem entender o que estão fazendo. Elas realmente fazem o que aprendem, se a Igreja está adorando verdadeiramente ao Senhor, as crianças vão perceber que isso e bom e vão querer fazer também. Crianças são muito sinceras, se elas não gostarem de uma coisa, dificilmente vão querer repetir.
No momento de celebração ao Senhor, Deus ministra para toda a Sua Igreja e as crianças são parte desse corpo.
Observei uma vez duas crianças que estavam dançando de mãos dadas (como se fosse uma rodinha) lá na frente, no momento do louvor. Aproveitei que elas chegaram perto de mim e perguntei: "O que vocês estão fazendo?" elas responderam:"Dançando para Jesus." Eu me alegrei com a resposta e disse a elas: "Isso mesmo, continuem dançando para Jesus." Em Mateus 21:16, Jesus diz: "Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?"
Nas reuniões de domingo pela manhã, a irmã Gisela ministra ao Senhor com dança durante o período de louvor. Isso se repete na comunidade da qual fazemos parte, por vários domingos. As meninas da congregação (entre 3 e 4 anos) têm ido às reuniões com vestidos e vão para frente para ministrar ao Senhor junto com ela. Num domingo em que a Gisela não podia ministrar, as meninas foram sozinhas e ministraram ao Senhor. Ninguém disse a elas para fazerem isso. Em seus coraçõezinhos, esse desejo nasceu pela vontade e prazer em louvar ao Senhor.
Quando uma criança ou junior se dispõe a adorar ao Senhor, seja dançando, tocando algum instrumento, servindo em alguma classe da congregação, vale a pena ouvir dela o que Deus falou para ela. Perguntar porque ela quer fazer isso e encaminhá-la para a liderança responsável para que assim, ela seja ensinada naquilo que ela tiver dificuldade e possa fluir no que Deus a chamou para fazer.

2 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvidas Crianças ministram em cada um de seus gestos! Desenvolvemos um projeto anual com danças com crianças em nossa igreja e temos colhido os frutos desse trabalho que se reflete nas famílias dessas crianças que tem se convertido ou reconciliado com Cristo através do coração delas.
Para conhecer nosso trabalho acesse http://spaces.msn.com/familiakarisma/PersonalSpace ou nossa comunidade http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=6763697
Beijos
Ana

Unknown disse...

Minha Arma? A bíblia!.
Meu Lugar? A igreja...
Meu Caminho? O céu...
Minha Companhia? Jesus...
Meu Amigo? Espírito Santo...
Meu Desejo? Pregar a sua palavra!
Meu Verbo? Orar...
Meu Sonho? A salvação...
Meu Espírito? Purificado!
Meu Vício? Amar a Deus...
Minha Energia? Vem de Deus...
Meu objetivo? Fazer a diferença...
E pra terminar....
Crente não canta... Louva ao pai!
Crente não toca...Esbanja talento!!!
Crente não fala... Profetiza!!!
Crente não se acha... Ele é!!!
Crente não critica... Ensina!!!
Crente não tem amigos... Tem irmãos!!!
Crente não vê... Tem visões!!!
Crente não faz chover... Faz cair bênçãos do céu!!!
Crente não falha... Porque Deus
está com ele!!!
Crente não corre...por que Deus sabe a hora certa!!
Crente não é médico... Mas cura os enfermos através de Deus!!!
Crente não faz mágica... Mostra o poder de Deus!!!
Crente não se rebaixa... Levanta a cabeça...
Crente não é ignorante... É humilde sempre
Diacono Sergio Christino